Brasil Sorridente – Conheça em Detalhes o Maior Benefício De Saúde Bucal do Brasil

Anúncio
Anúncio

O Brasil é um dos países que mais se destacam no ramo da odontologia. Por esse motivo, é muito importante que a saúde bucal no Brasil tenha grande analise.

Além dos programas públicos que estão atuando na promoção da saúde bucal no Brasil, essa área está em constante desenvolvimento tecnológico diariamente.

Muitas pessoas possuem interesse em saber mais informações e se você é uma delas você está no lugar certo.

Anúncio
Anúncio

Nesse artigo iremos lhe mostrar mais informações sobre o programa Brasil sorridente, portanto se você deseja saber mais, basta conferir.

Um pouco da história

Sendo lançado em março de 2004, o Programa Brasil Sorridente já ajudou mais de 80 milhões de brasileiros. Sendo considerado um dos maiores programas de saúde bucal no mundo todo.

Além dos centros, a população também pode ser atendida em Unidades Básicas de Saúde que possuem equipes de saúde bucal.

Primeira política nacional feita especificamente para tratar de saúde bucal pelo país, o programa mudou a realidade do acesso da população para o tratamento odontológico sendo gratuito por meio do Sistema único de Saúde, incluindo ainda as ações de prevenções, trata mento básico e o atendimento especializado e a reabilitação em saúde bucal.

Anúncio
Anúncio

Em 2013, mais de 415 mil próteses dentárias foram entregues, pelo Laboratório regional de Próteses Dentárias, estando presentes em 1.465 municípios.

Para poder prestar atendimento à população tanto nos CEOs como as Unidades Básicas de Saúde, o programa ainda conta com 23.150 Equipes de Saúde Bucal espalhadas por 4.971 municípios- o que ainda corresponde a uma cobertura de 89,2%  dos municípios.

Os mil CEOs implantados e ainda serão distribuídos em 808 municípios. Apenas em 2013, o Ministério de Saúde investiu em R$1 bilhão, para todo o país, em recursos destinados às equipes de Saúde Bucal e ainda também em investimentos para estes centros.

O número das equipes que estão trabalhando aumentou cerca de 543% desde 2022. Hoje em dia são 23.100, sendo que em 2002 eram apenas 4.261 equipes.

Anúncio
Anúncio

O SUS ainda emprega 30% dos dentistas pelo países: são 65.584 profissionais atuando na rede pública. Já em 2002, esse número era de cerca de 40.205, o que irá significar um aumento de 49%.

Saúde bucal no Brasil e as políticas públicas

Com o passar dos anos na saúde pública começou a ganhar mais destaque no Brasil, assim como o programa que estamos citando no momento.

Do que o programa é constituído

O programa é constituído por medidas de promoção, recuperação e prevenção a saúde bucal para todos os brasileiros.

Além disso, juntamente ao programa, foram implantadas as medidas como atenção como Atenção Especializada:

Laboratórios Regionais de Próteses (LRPD):

O financiamento dos Laboratórios Regionais de Próteses é fundamental para a manutenção da oferta de materiais odontológicos do SUS.

Dessa forma, essas instituições são responsáveis ​​pela fabricação e fornecimento de próteses parciais removíveis totais, próteses coronárias ou interauricolares e fixação ou adesivos.

Atendimento Hospitalar:

O atendimento hospitalar amplia o espaço para dentistas de hospitais públicos. Isso possibilita a realização de procedimentos odontológicos nesses locais.

Além disso, existe a possibilidade de internação se solicitado pelo dentista. Outra parte importante do programa é o envolvimento de profissionais da área odontológica no atendimento de pacientes com câncer e portadores de necessidades especiais.

Centros de Especialidades Odontológicas (CEO): 

Sendo mais conhecido como CEO, ele é caracterizado por ser um dos estabelecimento de saúde que participam do Cadastro Nacional de Estabelecimentos de Saúde.

Assim, eles fornecem para a população brasileira diversos outros serviços. Sendo eles: cirurgia oral e menor dos tecidos moles e duros.

Além de serviços de endodontia e periodontia que é especializada em atendimento a portadores de necessidades especiais.

Um programa como esse sendo oferecido pelo governo é algo que muitos brasileiros devem aproveitar, no entanto muitos ainda desconhecem.

Deja una respuesta

Tu dirección de correo electrónico no será publicada.