Brasil Sorridente – Porque Você Deve se Cadastrar

Anúncio
Anúncio

O Brasil é um dos países que mais possui destaque no sentido de odontologia. Por esse motivo, é muito importante que a saúde bucal no Brasil seja analisada.

Além dos programas públicos que irão atuar na promoção da saúde bucal no Brasil com essa área sendo desenvolvida tecnologicamente todos os dias.

É do interesse de muitas pessoas, saber mais informações sobre os programas do governo, principalmente os vinculados à Saúde.

Anúncio
Anúncio

Se você é uma dessas pessoas ou simplesmente deseja saber mais informações sobre esse governo, confira o artigo abaixo.

O que é o Brasil sorridente?

O Brasil Sorridente é um programa do governo federal com o principal objetivo de ampliar o atendimento e ainda melhorar as condições de saúde bucal da população brasileira.

Sendo a primeira vez que o governo federal desenvolve uma política nacional de saúde bucal, sendo assim, é um programa muito bem estruturado, não apenas para incentivos isolados à saúde bucal.

Um pouco da história

O Brasil sorridente foi lançado pelo Ministério da Saúde em 17 de março de 2004, para que o acesso de tratamento odontológico fosse ampliado.

Anúncio
Anúncio

A grande maioria dos brasileiros não sabem que podem receber um tratamento odontológico de graça pelo SUS.

Os dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) foram apurados em 1998 e ainda indicam que naquele ano, 30 milhões dos brasileiros nunca haviam ido à um dentista.

Para quem está destinado?

Está destinado a todos os brasileiro que ainda dependem de rede pública de saúde para receber um tratamento odontológico.

Segundo o primeiro levantamento nacional de saúde bucal, que foi concluído em março de 2004 pelo Ministério da Saúde, 13% dos adolescentes nunca foram a um dentista.

Anúncio
Anúncio

Sendo que 20% de toda a população brasileira já perdeu os dentes, 45% dos brasileiros não possuem acesso regular ao menos uma escova de dentes.

Centros de Especialidades Odontologia

O governo ainda está implantando cerca de 400Centros de Especialidade Odontologia (CEO) sendo distribuídos para todos os estados brasileiros e implantados nos municípios que já apresentarem um certo histórico de referência em atendimento especializado para outras áreas.

Cada Centro especializado irá realizar o atendimento clinico especializado que não pode ser feito nas unidades básicas e ainda irá contar com um laboratório de próteses dentárias onde poderá executar os serviços protéticos que ainda estão sendo desenvolvidos por qualquer que seja outro serviço odontológico.

Os procedimentos para próteses totais e próteses parciais removíveis foram modificados para se referirem apenas à parte restauradora desse tratamento.

Na atenção primária, foi criado o procedimento «moldagem, adaptação e acompanhamento» (03.051.01-3), que será utilizado para iniciar a parte clínica da reabilitação oral.

Todos os profissionais de odontologia do SUS agora poderão realizar a parte clínica de próteses totais ou parciais removíveis, cabendo aos laboratórios restauradores credenciados ou laboratórios CREOs a realização da parte laboratorial.

Equipamento odontológico completo para a equipe

A Equipa de Saúde Oral Modo II vai receber novos equipamentos dentários para poderem começar a trabalhar com dois consultórios, um para o dentista e outro para o técnico em higiene dentária (THD), aumentando significativamente a produção destas equipas.

O centros de especialidades Odontológicas

Esses centros estão preparados para fornecer à população, no mínimo, os serviços a seguir:

  • Cirurgia oral menor dos tecidos moles e duros;
  • Periodontia especializada;
  • Endodontia;
  • Diagnóstico bucal com ênfase no diagnóstico e na detecção do câncer de boca;
  • Atendimento a portadores de necessidades especiais

Os centros são umas das frentes de atuação do Brasil Sorridente. O tratamento oferecido nos centros de especialidades Odontológicas é uma continuidade do trabalho realizado pela rede de atenção básica e ainda no caso dos municípios que estão na Estratégia Saúde da Família, pelas equipes de saúde bucal.

Deja una respuesta

Tu dirección de correo electrónico no será publicada.