Brasil Sorridente- O maior benefício Social do Brasil

Anúncio
Anúncio

O Brasil é um dos países que mais possui um certo destaque no quesito Odontológico. Por esse motivo é muito importante que a saúde bucal no Brasil tenha análise.

Existe programas públicos que atuam na promoção da saúde bucal no Brasil, sendo desenvolvida diariamente com a tecnologia.

No entanto, daremos destaque a um programa em particular, O Brasil Sorridente, um dos maiores benefícios sociais do Brasil.

Anúncio
Anúncio

Portanto se você deseja saber mais informações sobre tal programa, confira o artigo que preparamos logo abaixo.

Curiosidades sobre a saúde bucal no Brasil

O Brasil é um dos países que possui a maior quantidade de dentistas no mundo. Totalizando cerca de 312 mil profissionais que atuam nessa área, de acordo com o levantamento do Conselho Federal de Odontologia

Após a implementação de políticas públicas, a saúde bucal dos brasileiros deixou de ser muito afetada pelo o problema de cárie dentária.

A procura de tratamentos odontológicos e estéticos aumentou cada vez mais entre os brasileiros, com um aumento de 300% entre 2014 e 2017.

Anúncio
Anúncio

O que é o Brasil Sorridente?

O Brasil Sorridente é uma política do governo federal para ampliar o atendimento e melhorar a saúde bucal da população brasileira.

Esta é a primeira vez que o governo federal desenvolve uma política nacional de saúde bucal, um plano estruturado e não apenas incentivos isolados para a saúde bucal.

História

O Brasil Sorridente foi lançado pelo Ministério da Saúde em 17 de março de 2004 para ampliar o acesso à saúde bucal.

Ao tratamento odontológico. A maioria dos brasileiros desconhece que pode receber tratamento odontológico gratuito pelo Sistema Único de Saúde (SUS).

Anúncio
Anúncio

Quem pode fazer parte?

A todos os brasileiros que dependem do sistema público de saúde para tratamento odontológico.

Segundo o Ministério da Saúde, segundo a primeira Pesquisa Nacional de Saúde Bucal, encerrada em março de 2004, 13% dos adolescentes nunca foram ao dentista;

20% da população brasileira já perdeu os dentes, 45% dos brasileiros ainda não possuem acesso regular à escova de dente.

Centro de especialidades odontológicas

O governo está implantando cerca de 400 Centros de Especialidades Odontológicas (CEOs), localizados em todos os estados brasileiros e em cidades que já possuem experiência em atendimento especializado em outras áreas.

Cada CEO fornecerá atendimento clínico especializado não disponível na unidade base e terá um laboratório de restaurações dentárias que poderá realizar serviços restauradores que estejam sendo desenvolvidos por qualquer outro serviço odontológico.

Alocar insumos às equipes de saúde bucal – PSF

As equipes de saúde bucal agora receberão insumos para procedimentos clínicos restauradores, preventivos e trabalho de promoção da saúde comunitária. Essa ação apoiará o trabalho dos profissionais e evitará falta de materiais e interrupções no serviço.

Melhorando a resolubilidade na atenção primária

Os procedimentos para próteses totais e próteses parciais removíveis foram modificados para se referirem apenas à parte restauradora desse tratamento.

Na atenção primária, foi criado o procedimento “moldagem, adaptação e acompanhamento” (03.051.01-3), que será utilizado para iniciar a parte clínica da reabilitação oral.

Todos os profissionais de odontologia do SUS agora poderão realizar a parte clínica das próteses totais ou parciais removíveis, cabendo aos laboratórios restauradores credenciados ou laboratórios CREOs a realização da parte laboratorial.

Equipamento odontológico completo para a equipe

A Equipa de Saúde Oral Modo II vai receber novos equipamentos dentários para poderem começar a trabalhar com dois consultórios, um para o dentista e outro para o técnico em higiene dentária (THD), aumentando significativamente a produção destas equipes.

Os Centros de Especialidades Odontológicas

Estão preparados para oferecer os seguintes serviços:

  • Diagnóstico Bucal, e com o diagnóstico e detecção de câncer na boca
  • Endodontia;
  • Periodontia especializada;
  • Cirurgia menor dos tecidos moles e duros;

O Centros são uma frente de atuação do Brasil Sorridente. O tratamento ainda é oferecido nos Centros e são uma das frentes de atuação do Brasil Sorridente.

Deja una respuesta

Tu dirección de correo electrónico no será publicada.