Conecte SUS: tenha o seu certificado de vacinação pela internet

Anúncio
Anúncio

Prestes a completar dois anos de pandemia, pode-se afirmar que ela só começou a ser controlada a partir da chegada da vacina. Com isso, os governos iniciaram suas campanhas de imunização e houve o afrouxamento das restrições.

Porém, em um mundo tão digital como nós vivemos, não há mais necessidade de termos acesso ao comprovante de vacinação somente através do papel impresso, certo?! Por esse motivo o Sistema Único de Saúde decidiu criar o aplicativo Conecte SUS.

O que é o Conecte SUS?

Conecte SUS é um aplicativo criado pelo Sistema Único de Saúde. Seu principal objetivo é facilitar o acesso de indivíduos que necessitam dar entrada em hospitais públicos e realizar tratamento(s) de saúde.

Anúncio
Anúncio

Nele também é possível emitir um certificado digital comprovando que você já foi vacinado contra a covid-19 (mostrando qual foi vacina foi administrada, a UBS em que foi aplicada e a data em que o procedimento foi realizado), além de poder acessar outros serviços (como a emissão do cartão do SUS).

Atualmente, o aplicativo está disponível nas duas principais lojas de aplicativo, Google Play e App Store.

Como emitir o comprovante de vacinação digital?

Há duas formas de obter seu certificado de vacinação digital, pela internet e pelo aplicativo

– Internet:

Anúncio
Anúncio

1. Acesse o site ConecteSUS

2. Para fazer login no portal gov.br você deve informar o seu CPF (caso nunca tenha entrado no portal do governo você deverá criar sua conta e seguir os passos mostrados);

3. Será necessário aceitar os Termos de Uso;

4. Após acessar a página, vá até o menu “vacinas” e visualize a sua Carteira de Vacinação Digital. Caso queira acessar o Certificado de Vacinação você deve clicar em cima do nome da fabricante.

Anúncio
Anúncio

– Aplicativo:

1. Dirija-se até a loja de aplicativos do seu smartphone e faça o download do app “Conecte SUS”;

2. Assim que o aplicativo for instalado acesse-o e clique em “Entrar com gov.br” (caso nunca tenha entrado no portal do governo você deverá criar sua conta e seguir os passos mostrados);

3. Será necessário aceitar os Termos de Uso;

4. Após acessar a página, vá até o menu “vacinas” e visualize a sua Carteira de Vacinação Digital. Caso queira acessar o Certificado de Vacinação você deve clicar em cima do nome da fabricante

Além disso, você pode acessar um infográfico (disponibilizado pelo Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde – CONASEMS) para aprender a acessar a sua Carteira de Vacinação Digital. Lembramos ainda que o acesso – tanto pelo computador quanto pelo aplicativo – é imediato.

Atenção

É de suma importância que o seu aplicativo esteja devidamente atualizado em seu smartphone para que nenhum problema venha a ocorrer. Este certificado de vacinação pode ser exigido em diversas circunstâncias, incluindo viagens internacionais.

Por esse e outros motivos, não deixe de baixar o app e emitir o seu certificado de forma gratuita. Vacine-se!

Deja una respuesta

Tu dirección de correo electrónico no será publicada.