Projeto Brasil Sorridente – Veja como conseguir implantes dentários pelo SUS

Uma das grandes preocupações na vida dos brasileiros é com a saúde bucal, que não apenas melhora a autoestima como também previne outras doenças. No entanto, nem todo cidadão tem acesso aos dentistas devido ao valor elevado das consultas. Pensando nisso, o Ministério da Saúde criou o Projeto Brasil Sorridente.

Com este projeto, dentre outras vantagens, é possível conseguir implantes dentários pelo SUS, de forma totalmente gratuita. Dessa forma, é possível recuperar o seu sorriso e sua saúde, mesmo tendo uma baixa renda.

Quer saber mais sobre como conseguir implantes dentários gratuitos pelo SUS? Continue a ler o artigo, onde explicaremos todos os detalhes!

O que são implantes dentários?

Chamamos de implante dentário a necessidade de extrair um ou mais dentes, seja por motivos estéticos, desgaste dental ou por outras doenças bucais. No local dos que foram retirados é feita uma cirurgia para sua reposição, onde um cilindro de titânio é colocado no osso, substituindo sua raiz. Por cima desta peça é colocado uma prótese, geralmente de aparência idêntica aos dentes originais.

O que é o Projeto Brasil Sorridente?

Brasil Sorridente é o nome do projeto criado pelo Ministério da Saúde em 2004, que confere à população de baixa renda diversas opções de tratamento dentário gratuito, entre elas:

  • implante dentário;
  • ortodontia;
  • extração;
  • restauração;
  • tratamento de cárie;
  • biópsia;
  • cirurgias.

Como conseguir implantes dentários pelo SUS?

O primeiro passo para o atendimento dentário no SUS é se cadastrar no site do Brasil Sorridente. Verifique se a região onde você reside é atendida por este projeto, pois ele ainda não cobre todas as regiões do país. Em caso positivo, basta se dirigir ao posto de saúde mais próximo munido com o cartão do SUS e solicitar o procedimento de implante dentário.

Será solicitado o preenchimento de um cadastro com seus dados pessoais, e após esse passo você já poderá agendar as suas primeiras consultas com o dentista. O tempo de espera costuma ser entre 30 a 90 dias.

Na consulta inicial o dentista avaliará a necessidade da intervenção cirúrgica e, se aprovado, solicitará os exames necessários para dar continuidade ao atendimento e agendará a data para iniciar o implante dentário.

Para ser beneficiado com implantes dentários pelo SUS, é necessário ter mais de 18 anos, boa condição periodontal, espaço protético e oclusão adequados e não ter doenças sistêmicas que impeçam a realização da cirurgia.

Em casos urgentes, como acidentes, perda de dentes da frente ou dor intensa, o paciente é incluído como prioridade, logo o tempo de espera será reduzido. Por isso cada caso é avaliado individualmente e tratado de acordo com suas particularidades.

Há neste projeto o limite de 6 dentes implantados por paciente. Em casos onde há necessidade de se implantar mais dentes, o paciente deverá esperar por dois anos até que possa ser atendido novamente pelo projeto.

Conhecemos neste artigo o que é o projeto Brasil Sorridente e quais os serviços que o projeto cobre. Vimos ainda o procedimento exigido para que o cidadão de baixa renda consiga realizar implantes dentários pelo SUS, quais as exigências e tempo de espera.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *