Vale Gás – Confira quem pode receber o benefício

O gás de cozinha é uma peça fundamental para garantir que os brasileiros consigam ter comida quente em suas refeições. No entanto, para as famílias de baixa renda, este item tem um custo muito alto e pesa demais no orçamento. Para solucionar este problema, o governo federal criou em 2001 o Vale Gás.

Para saber o que é esse benefício, quem pode solicitar e outras informações, continue a leitura pois vou responder as perguntas mais frequentes sobre esse assunto.

O que é o Vale Gás?

Em suma, o Vale Gás é um benefício social criado pelo governo federal com o objetivo de garantir que os brasileiros em condições de pobreza consigam cozinhar com gás de cozinha.

Assim sendo, as famílias que recebem o benefício, conseguem adquirir o gás de cozinha com descontos ou então ganham o botijão de tempos em tempos.

Como as campanhas desse benefício dependem de iniciativas estaduais e municipais, as regras mudam um pouco.

Por exemplo, em São Paulo, serão distribuídos ao longo de 2021, três vouchers de R$100 para a compra do gás. Já no Ceará, a prefeitura de Fortaleza fez a distribuição de botijões para as famílias cadastradas.

Quem pode receber o benefício?

Para que você consiga receber o Vale Gás a regra fundamental é estar inscrito no Cadastro Único e ser beneficiário do Bolsa Família. Além disso, seu cadastro precisa estar atualizado no CRAS ou Assistência Social do seu município.

Portanto, para receber o vale, primeiro você deve fazer o cadastro no Bolsa Família. Assim sendo, só pode receber o benefício de gás de cozinha aquelas famílias em condições de pobreza ou extrema pobreza. Nesse caso, que recebam até R$178,00 por pessoa ao longo do mês.

Dessa forma, se você precisa do Vale Gás para garantir a comida quente, procure a Assistência Social da sua cidade e faça o cadastro no Bolsa Família.

Agora, se já é beneficiário do programa de distribuição de renda mas não tem o vale para comprar gás de cozinha, talvez você precise atualizar o seu cadastro na prefeitura e solicitar por mais esse benefício.

Como sacar o Vale Gás?

Por fim, para sacar o vale, você precisa verificar de que maneira esse benefício é distribuído na sua cidade ou estado.

Como já explicamos antes, não existe uma regra para a distribuição e cada estado adota uma postura diferente.

Mas, em geral, o Vale Gás costuma ser distribuído junto com o Bolsa Família. Assim sendo, nos meses em que está disponível, você pode sacar os dois benefícios pela mesma conta poupança social na Caixa Econômica Federal.

Além disso, por conta de toda a crise sanitária pela qual o Brasil está passando, alguns municípios estão adotando medidas para ajudar as famílias de baixa renda. Dentre essas medidas, algumas cidades distribuem gás de cozinha para quem precisa.

Por isso, antes de mais nada, o ideal é ligar para a Assistência Social do município e se informar das atualizações.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *